sábado, 17 de janeiro de 2009

ADÔNIS - NASCER, MORRER, RENASCER E PROGREDIR SEMPRE, TAL É A LEI.
AUTORA: ZENAIDE DA LUZ
ILUSTRADORA: CARMELITA ARAÚJO
TEMA: MORTE E EVOLUÇÃO
Êxito Editora Ltda
28 Págs. – Formato = 16 mm X 22 mm
Para crianças à partir de 10 anos.
“ADÔNIS, trás uma visão espiritualista do processo da morte e evolução espiritual numa linguagem bem acessível à criança. Fala de um tema difícil de forma acessível, usando a fantasia e personagens que fazem parte da vida psicológica infantil.
Mostra como podemos nos transformar através da força do amor, ensina-nos a viver o presente, o aqui e o agora, a importância de conquistar nosso espaço e de lutar pelo que acreditamos.

Leva a criança a questionar sobre sua própria existência, sobre diversos comportamentos, despertando a curiosidade e condição de analisar questões de difícil entendimento”
PARA MAIOR APROFUNDAMENTO DO TEMA, PROFESSORES E RESPONSÁVEIS PELA CRIANÇA, PODERÃO TRABALHAR AS QUESTÕES SUGERIDAS ABAIXO.:

LÍNGUA PORTUGUESA:
1- Conversar com as crianças sobre a morte e o sentimento de sobre a morte e o sentimento de perda;
2- Provocar um debate, após o trabalho do item religião, comparando as diferentes visões da morte nas diversas correntes filosóficas. Cada grupo de alunos defenderá uma corrente religiosa;
3- Uso do dicionário, para conhecimento das palavras novas;
4- Discutir sobre a existência de gnomos e/ou elementares;
5- Para discutir o tema morte de uma forma leve, fazer teatralização de um enterro na sala de aula. O morto poderá ser um sentimento desagradável. Para tal atividade, sugerimos a professora que consulte o texto em anexo “enterro do não consigo”.
6- Fazer redação trabalhando com o tema: Necessidade de Aceitação.
Provocar antes discussão sobre um trecho do livro onde o gnomo aconselha a rosa a aceitar seu corpo de rosa e perfumar o jardim, esquecendo a revolta de não ser um animal e poder se locomover, fica mais fácil para entender a vida e amá-la. O que você acha desta visão?
7- O garoto do livro só consegue mudar seu comportamento violento, após se sentir sozinho e triste, não tendo com quem conversar e pensando sobre a própria vida, consegue ter espaço mental para ouvir a rosa. Faça uma redação sobre este tema: “Quem não tem medo do silêncio, consegue ouvir as vozes do universo.”


RELIGIÃO:
8- Pesquisar Bíblias de várias correntes religiosas, o Capítulo XV, de II Coríntios, quando o Apóstolo Paulo, descreve o corpo espiritual; Qual a visão do apóstolo a cerca da morte? O que ele entende por ressurreição? Como cada religião interpretou este capitulo?
9- Pesquisar nas diversas religiões como cada uma encara o processo da morte, definindo assim qual a corrente filosófica que pertence a autora;
10- Cantar a música o ar (o vento) do compositor Vinicius de Morais e comparar nossa alma com o vento, nós não enxergamos mais existe.

CIÊNCIA:
1- Laboratório: Estudo sobre as rosas e suas diversas cores;
2- Pesquisar sobre a metamorfose da lagarta para borboleta;
3- Estudar a lei natural: Nascer, Crescer, Reproduzir e Morrer.

EDUCAÇÃO ARTISTICA:
1- Colagem de Figurinhas;
2- Fazer rosas de papel crepom, espalhando pela sala como um grande jardim;
3- Desenhar flores, borboletas e gnomos confeccionando um painel.
4- Interpretar o texto através de desenhos livres;
5- Teatralizar a história.

HISTÓRIA:
1- Pesquisar na mitologia sobre a lenda de Adônis. Porque a autora deu este título ao livro;

Nenhum comentário:

Postar um comentário